Ricardo Yamin avalia desafios e impactos das fraudes nas operadoras de saúde

img

Em recente entrevista ao Infomoney, o sócio Ricardo Yamin (@yaminfernandes), doutor em processo civil e especialista em direito da saúde, aborda um desafio crítico enfrentado pelas operadoras de planos de saúde: as fraudes que têm provocado perdas bilionárias. De acordo com estimativas do IESS, os prejuízos podem ter alcançado entre R$ 30 bilhões e R$ 34 bilhões em 2022, um dado que revela a gravidade da situação.

O advogado destaca que as fraudes “ocorrem de diversas formas, por agentes diferentes envolvidos na saúde suplementar. Podem ser cometidas por beneficiários, médicos, clínicas ou hospitais. Identificada a fraude, as empresas de plano de saúde têm adotado postura enérgica em seu combate, com atitudes que vão desde o encerramento de contratos até a instauração de processos criminais e cíveis para reaver o prejuízo”.

Ricardo também ressalta que “o valor desviado faz com que faltem recursos para a contratação de profissionais, para o investimento em tecnologia e até adquirir equipamentos de saúde adequados para os pacientes”, enfatizando as consequências que isso traz para a qualidade do atendimento.

Para saber todos os detalhes, convidamos você a ler a matéria na íntegra!: https://www.infomoney.com.br/minhas-financas/operadoras-de-planos-de-saude-recorrem-a-justica-e-ia-para-combater-fraudes/

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *